domingo, 20 de março de 2011

Medo dos Palcos

                Demorei, mais cá estou. Tirando um tempinho para falar um pouco sobre atuações e desenvolvimento nas apresentações. " Ai, e se é a minha primeira apresentação" ? ----- Calma. Não  há nada de absolutamente aterrorizante nisso tudo. È Claro que primeira apresentação, sempre será À PRIMEIRA APRESENTAÇÃO... data que dificilmente será esquecida, já que viverá anos lembrando o que poderia ter feito, o que poderia ter deixado de fazer, erros, acertos, e quiçá alguns deslizes praxe de toda iniciante e até mesmo, das mais avançadas. E è exatamente por isso que adianto: Não se torture!  Larga a mão de pensar que todos estavam te olhando, fofocando e etc.. porque no final estavam mesmo. Aliais você é o centro no palco, e o unico trabalho de quem assite é fazer isso mesmo; analisar a bailarina. O Que você pode fazer é dar-se o maximo para aprimorar mais cada perfomace.

" Mais e o medo de palco? Tremo só de pensar no publico, tenho medo de pisar na roupa, escorregar, esqueçer a coreografia.... como faço? "

            Esta questão é bastante relativa. Há bailarinas que por mais iniciantes que sejam, encontram no palco seu segundo quarto, outras no entanto, mesmo após varias apresentações, ainda encaram o palco como um desafio de capacidade. E è isso mesmo. Todo palco exige de você um turbilhão de fatores a serem concluidos com muita inteligencia; como a expressão do rosto conforme a musica, a ultilização do espaço fornecido, desde a escolha da musica quanto ao figurino e a sua proposta em cena. Mais ao mesmo tempo, o palco não te exige nada, que não seja autenticidade. Isso, e fim.


    Agora tudo é questão de preparo. Quanto mais preparada técnicamente e mentalmente a bailarina estiver, melhor. Para Isso tente dançar algumas vezes antes da apresentação com a roupa que usará em cena, pois muitas vezes ensaiamos de roupa de ginastica e na hora, um arabesque mal feito ou uma simples escorregadinha faz de um detalhe, um desastre. Mais não se aflinja se algo deste tipo como, descer a saia, abrir o Bustiê, enrroscar o cabelo, acontecer... o negocio é sair da situação com charme e elegancia, nada de deixar o palco correndo e se esconder de todos. Assim eles verão o quanto estava despreparada para encarar a situação. Brinque, continue dançando e peça ajuda de alguém caso o problema for um pouco maior, mais nunca deixe de terminar sua musica. Jamais. Isso é um desrespeito com o publico que esta ali para te assistir,independente de qualquer coisa.

  Mais para que nada de errado aconteça, certifique-se, garanta. Olhe todas as roupas muito bem, treine dançar até mesmo de olhos fechados. È serio. Pegue confiança no eixo que ajudará bastante. Se houver possibilidade, isso quanto as primeiras apresentações, dançe antes para um pequeno grupo de amigos, e depois no evento. Pois Assim perderá parte do medo das pessoas, e ganhará mais confiança. Afinal devemos interagir como publico e não sobre ele.

Uma dica valiosa: Não fixe as pessoas. A não ser que a dança seja dedicada á ela. Mais em apresentações publicas com pessoas diversificadas, tente olhar para todas, e ao mesmo tempo. E como fazer isso? Simples... não olhe para nehuma. Pois na verdade, quando estamos em ação não dá tempo de reparar em todos que estão ali, as vezes o mais perto possivel. Isso porque o nervosismo toma tanta conta da tua concentração que não lhe sobra espaço para indentificar rostos. Ora sim, ora não. Então o melhor que você faz é olhar na medida e direção das testas, assim a impressão é que você esta olhando diretamente para elas, quando na verdade esta tendo um tempo para adaptação com publico, e não se perde na dança. Com o tempo, e com mais segurança isso tudo passa, e você começa a se sentir parte da plateia que te assiste.

Outra dica importantissima... é insubstituivel, nas aulas o uso do espelho. Claro, ajuda na conscientização do corpo da bailarina, a segurar a postura  exata e a não ficar se "Auto-fiscalizando"... Sabe quando a bailarina dança o tempo todo olhando pra si mesma? Olha as mãos, a barriga, e blábláblá? ... Então é um habto que adquirimos quando fazemos aulas sem espelho. Pois como não podemos nos enxergar olhando para frente, precisamos analisar os movimentos em nós mesmas. Por isso a ultilização do espelho é fundamental.
Porém, não podemos dar toda nossa confiança á ele. Pois quem acostuma a dançar somente em frente ao espelho, esqueçe de dançar para a plateia. E acaba na hora, se esqueçendo dos passos que havia á 3 segundos ensaiado no espelho. Por isso fica a dica, treine  bastante fora do espelho, e para diversificados palcos...palcos largos, estreitos, palcos em circulo ( onde ficam pessoas de todas as direções e você precisa levar a dança para todos ao mesmo tempo)... palcos, até mesmo sem palcos...

Sò assim, conheçendo e se adaptando aos teus erros e acertos, que tua agonia vai se desprendendo e dando lugar a segurança, e apresentações belissimas!



um beijO

Maira Panas