domingo, 1 de maio de 2011

Críticas inteligentes...

                 Sentiram falta das atualizações? Pois então vamos matar a sobra das mesmices falando um pouco sobre como usar criticas inteligentes na Dança do Ventre. 
            Jure pelas suas miçangas que você nunca fez alguma critica maldosa a respeito de alguma bailarina ? 
Se disser que não, estará mentindo. Pois eu mesma quando não tinha esta percepção á nivel de "entender o respeito da dança".. já errei ao julgar uma apresentação por gosto proprio. Tá, e como é isso?

___ Bem, sabe quando você assiste uma apresentação de DV, e por algum motivo não gosta, ou pode até estar "Mais ou menos gostando" uma vez que o fato de ser "aquela" bailarina você decide, que a dança estava feia, que a bailarina não dança nada, e que simplismente não gostou.. fim!  Agora você nem se dá conta de que não tem motivos para não gostar e sair difamando. E Nem percebe que várias outras pessoas gostam, e por motivos relevantes.  Ou Pior ainda, é quando você julga qualquer apresentação feia, porque "__ aah, que bailarina gorda, que bailarina magra demais, achei ela feia, ou as vezes ela é tão bonita que  o meu inconsciente invejoso não me deixa adimitir que a dança é realmente boa ( seja sincera consigo mesma)"... estes não são motivos, ao menos não os motivos inteligentes á quais me refiro, para se julgar qualquer perfomace ou bailarina, que seja.

1º - Antes de julgar se auto-analise. Acha que esta tão superior ao que esta vendo/julgando? E se você mesma estivesse se assistindo, sem saber que é você ali no palco? ( Estranho mais imagine )... você iria aprovar tudo, nos minimos detalhe o que esta vendo? Porque?...  pense bem nisso.

2º - Tenha na ponta da lingua palavras bem pensadas e criticas construtivas e não destrutivas. Ao invés de falar: " Nossa teus braços estão horriveis, não gostei." o  que vai deixar a pessoa super para baixo ... porque não dizer : " Só tome mais cuidado com os movimentos dos teus braços, para não te atrapalhar na dança".. que lógicamente não vai deixar a pessoa pulando de alegria, mais vai lhe dar um alerta do que precisa ajustar para melhorar tua apresentação. E Acredite, ela vai crescer com isso.  Ah não ser é claro que sua intenção seja unicamente esta: Destruir a pessoa. O Que te faz mesquinha e insulficiente.

3º-  Jamais critique ninguém, que não possa ter superação. Ou melhor evite o maximo possivel as criticas que só você vê. Pois o que você olha e não gosta, milhares de outras pessoas adoram. OLha só a polemica Dina, eu não gosto dela, mais tenho varios amigos do ramo da dança que a idolatra como Musa. Por isso respeito e guardo minhas criticas apenas para mim, ou até memso para aqueles que possuem a mesma opnião. Agora não queira ficar tentando mudar as opniões de outros só porque você não concorda com algo. È feio e invasivo.


     Eu ja passei por muitas criticas, e acreditem nao foram poucas. Só que felismente a maioria foram dicas espertas de melhora, e eu as usei sabiamente. Agora teve uma vez em um caso isolado, em uma  apresentação, primeiro ano que atuei como professora na minha cidade, que fiquei sabendo por uma das minhas aluna da turma iniciante, que uma "acho-que-posso-ser-professora-de-dança-mesmo-sem-estudar" veio para ela, perguntar onde eu dava as aulas, como era, quantos eu cobrava enfim futricando mesmo... e dai simplismente disse:  
" Não gostei dela dançando"... deste modo simples e sem justificativa. Se ainda tivesse comentado: " porque acho que ela precisa melhorar isso, aquilo, aquilo outro" eu agradeçeria de coração. Agora criticar ainda pelas costas sem nehuma possibilidade de entendimento de "Porquês"...  é muito feio, digno de quem não possui ética.

Por isso sigam um conselho de Jade el Jabel  quando ela diz que o que ela acha bonito na dança, é o conjuto, é a harmonia desde a escolha da musica, figurino , técnica e expressão da bailarina. 


um beijO
Maira Panas