sábado, 4 de dezembro de 2010

Dança do Ventre, como aprender ?

 Mahabaa Habibas!

           Devido á uma polêmica, não tão grave, mais que causa um certo "bafáfá" quando discutido na dança, é que decidir abrir um topico para deixar este assunto um pouco mais resolvido na cabeça de quem esta começando a se apaixonar por esta arte, ou quem já esta no caminho há algum tempo, e deseja clarear um pouco esta ideia.  

"Afinal, é certo ou errado, que uma menina/mulher decida aprender a dançar sozinha?  A professora de dança em sala é fundamental para o conhecimento dessa dança?"
      
      Bom, vamos lá. Respondendo estas duas perguntas tão frequentes, tim-tim por tim-tim e com um bônus á mais...
Primeiramente, a pergunta correta, não é a de;" se é certo ou errado" E Sim, se é POSSIVEL que isso aconteça. 

 Resposta : sim, é possivel. Máaas....( fiquem atentas pois quando esta palavrinha aparece é sinal de que vem muitas virgulas pela frente) ... é claro que vai depender de alguns poréns. Muitas pessoas, conseguem captar um passo que assistiu em um video de tal bailarina, na primeira vez que vê. E assim, logo assistindo mais e mais videos, ela começa a desenvolver AQUELES mesmos movimentos que ela dança, diferentemente de desenvolver OS MOVIMENTOS da dança. Pois você acaba ficando limitada apenas ao que esta vendo, já que não conheçe outras possibilidades de execusões do mesmo passo, nem variações do ritmo.  Aliais, a palavra ritmo, é o foco. Você pode até aprender diversos passos, e realmente ter uma incrivel facilidade de absorção do que quer aprender para poder dançar. Mais você saberia dizer o que esta dançando? Bom, é ai que eu quero chegar.

    Infelismente encontro por ai meninas e mulheres que dizem ter aprendido tudo sozinhas, mais se bastaram a achar que TUDO é saber dançar bem, e até melhor do que a fulana do video. Não.. não é bem por ai, o buraco é mais embaixo. Jà perceberam que não é porque todo mundo sabe falar, que todo mundo sabe ler e escrever ? Da mesma forma acontece com a dança. Nâo basta aprender a dançar,  você precisará de dedicar a aprender os nomes dos passos que você esta executando, terá de conhecer cada ritmo da cultura arabe, e a diferencia-los tanto nos trajes, quanto na forma que cada ritmo deve ser dançado. E depois saber no minimo um pouco a respeito dos estilos da dança. Aháaa... se enganou quem pensava que Ritmos de dança e Estilos, fossem a mesma coisa.  Mais primordialmente você precisa estudar as origens, porque disso, porque daquilo, onde inciou tudo, quais as modificações daquele tempo na dança para hoje, conheçer os nomes das bailarinas pioneiras, aquelas que impulsionaram a dança nos paises orientais e pricipalmente no Brasil. Até mesmo para não cairem nas paginas do youtube onde só têm professoras amadoras, daquelas que aprenderam assintindo O Clone e já se acham no direito de ensinar outras pessoas, por isso vocês precisam conheçer os verdadeiros nomes dentro da dança para saber a quem estudar.

  È meninas, não é pouca coisa não. Mais para quem quer realmente aprender mais do que uma simples coreografia, aprender a verdadeira dança do ventre é isso ai, muito estudo, muita dedicação e perseverança que você consegue! Palavra de uma Bailarina Auto-didatica ;-) . E para quem não sabe, vou citar um exemplo bem melhor que eu:   Soraya Zaed, que sempre foi auto-didatica, responsavel pela  formação de diversas maravilhosas bailarinas como a grande profissional Kahina, e que vive da dança nos grandes e respeitados centro do Cairo representando  o Brasil,um dos nomes mais respeitados pelas bailarinas de todo o mundo .
 E como sendo eu , uma pessoa que acredita nesta possibilidade, passo a responder a segunda pergunta :  "A professora de dança em sala é fundamental para o conhecimento dessa dança?"
   
   Mesmo que seja possivel aprender, via internet, através de sites ( que  felismente hoje temos a disposição uma gama imensa cheia de conteudos profissionais á nosso dispor.. ).. videos, apostilas e etc.  aconselho á quem tem condições ou mesmo a quem a acessibilidade de ter por perto uma professora qualificada de dança, á não perder esta oportunidade. Pois mesmo com todas estas informações em nossas mãos, é sem duvida alguma que eu digo, que ter uma professora em sala, te facilita três vezes mais o aprendizado e disciplina. O Motivo muitas vezes que justifica o abandono da dança, a desistencia de uma aprendiz; é não entender como o movimento é feito, ou queixar-se de dor na coluna, dor no lombar, nos braços e resultando enfim, na falta de concentração dos passos. 
   Quem tem uma professora em sala,sabe que deve cumprir o horario de aula, quem estuda por conta muitas vezes não tira um tempo nescessario para treino, e nem é "forçado" a fazer repetições do movimento até limpá-lo. Uma boa professora te auxilia na cordenação do corpo, e mostra os caminhos mais faceis de se executar um movimento, explicando porque se você fizer do modo X, você vai sentir dor na parte Y.  Estas são as diferenças básicas. No meu caso, eu sou sim -- desculpe pela falta de modestia --  orgulhosa por tudo que conquistei hoje, sendo sempre auto-didática sem nunca ter participado de um workshop sequer com alguma professora do ramo. Isso não por escolha, mais por não ter opção, tendo nascida em uma cidade do interior do estado de MT com raras influencias deste tipo de cultura. E afirmo que mesmo com anos de dedicação á teorica e pratica, em muitos momentos desejei sim, ter o acesso de uma boa professora no meu municipio para me tirar duvidas que só sanei depois de muito estudo. 
   
As grandes bailarinas não são classificadas pelo seu berço na dança, é OBVIO que isso ajuda muito sim, dependendo de quem foi sua professora. Porém o mais importante que deve ser levado em consideração, é postura de qualquer que seja a bailarina, é se sua tecnica é boa e a aceitação do publico no teu estilo de dança também.
   Por isso meninas, independente da forma de como vocês escolham aprender esta Arte Magnifica, lembrem que antes de tudo você precisa de respeito - a ela - e a você mesma, com seu corpo e suas limitações, educar é mais facil do que reeducar.  
       
Receber criticas, avaliações boas ou más, são sempre bem vindas para seu aprendizado. Assim você poderá ir  corrigindo erros que para você não era perceptivel.  E para finalizar, preste sempre atenção aos detalhes; seja no braços, no rosto, no dedinho mindinho do pé, enfim.. é eles que fazem toda a diferença.


Um Beijo a todas 


Maira Panas

   

2 comentários:

Ana de Lima disse...

Ameeei
Pior que é bem verdade mesmo, eu tenttei durante 3 anos aprender sozinha pq sempre gostei muito da dança,maiss não teve jeito não consegui. Tive que esperar vir pra Sp que encontrei uma professora qu me auxiliasse, só que memso ela não parece entender muito porue nõ me passava todos os nomes de passos, e dizia que alguns passos nao possuiam nomes. Isso é verdade?

sou apaixonada por esta dança, de todo o coração.

// Maira Panas "" disse...

Oi Ana, peguei você quase Online não ?! rs
Bom saber. OLha Ana questoes de como escolher uma boa professora é uma ótima ideia para um novo topico rsrs.
Olha é verdade que muitas professoras por não conhecer a dança inteiramente acabam inventando nomes de passos inexistentes na dança, para não colocar a mostra para aluna sua falta de conhecimento e superioridade. È Um fato, einfeslimente saem vaarias formações destas bailarinas achando que aqueles nomes realmente existem. Pooorém, se sua professora falava de sequencias ai sim é verdade que muito0s não possuem nomes , apenas ordem.
Por exemplo: Hoje vamos aprender o ritmo Thaitb e as variações que podem ser feitas. OU seja estas variações muitas vezes são sequencias e formas diversificadas de fazer o mesmo passo.
Ai neste caso, ela estaria certa tá?


e Obrigada por postar
muito sucesso para vc linda
beijO