domingo, 28 de novembro de 2010

Dançarina x Bailarina



     

   Ola pessoal, bom quero falar aqui de um assunto que me irrita muito: A confusão que as pessoas fazem de não saber distinguir o que é uma DANÇARINA de uma BAILARINA.
Não é de hoje que me deparo com a seguinte pergunta :
" __ ah é você que é a dançarina do ventre ?" .. Dai se eu respondo:
"__ mais ou menos, na verdade eu sou bailarina e não dançarina.." _ Eu recebo um :

" __ Porque, você faz Ballet ? " ... ¬¬' .  Acreditem, isso mata!  E è por este e outros motivos que tive a nescessidade de especificar o que é um, e o que é outro.
E è importante que as pessoas saibam, e principalmente aquelas que praticam qualquer tipo de dança, de que mesmo sendo estranho aceitar isso; ser Bailarina, são é sinonimo de Dançar (somente) Ballet!
Dançarina/ dançarino há em todo canto, e todo mundo é! Dançar forro, dançar funk, dançar em festas por dançar e etc. Agora alguém estuda para sair dançar em uma boate por exemplo ?
resposta: ' Nãoo!" E ai esta o X da questão.
    Bailarinas/bailarinos estudam, e precisam disso. 
Bailarinas devem treinar hooras por dia, e todos os dias possiveis. Bailarinas precisam estudar muito bem os ritmos e conhece-los, não só de dança do ventre, mais em qualquer que seja sua modalidade de dança. Bailarinas precisam cuidar minunciosamente de seus trajes, e  não estou falando de preços e modelos não , aliais isso é assunto do meu proximo post. A questão é que precisamos estar adequadas as ocasioes de cada apresentação. Não é achar que você só precisa ter um "rebolado bacana", e que já tenha dançado alguma vezes moderadamente bem, que esta abta a subir em um palco e se apresentar sem cachê algum, apenas por dançar e se dizer profissional da area..nãnãninãnãao amiga! Ser bailarina é bem além disso. bailarina não rebola - bailarina tem tecnica, estuda movimentos, aprimora com os anos, tem expressão e tem ética no teu trabalho. Outra questão delicada é questão de cachês, também esta ai um assunto ótimo para um novo post. Mais para dar uma resumida antecipada, é questão de VALORIZAÇÃO que qualquer bailarina, e repito BAILARINA, receba cachês por suas apresentações. E Nem precisa ser lá graaande profissional da area por anos e todos este requisitos. A Questão é que bailarinas de dança do Ventre, gastam com roupas, ascessorios, precisam estar sempre atualizadas, e lá gastam com CDs e DVDs de dança, aquelas que participam de workshops, ou seja, só o trabalho de ir e vir de um local á outro para se apresentar é motivo de recompensa. Afinal caro leitores, a dança hoje é considerada profissão como qualquer outra, e nós não podemos e nem vivemos só de aplausos! Uma dançarina talvez sim...

Por isso aqui vai mais que uma argumentação, ou alerta, vai um pedido á todaas : Não aceitem que te chamem de dançarina do ventre jamais! Vocês devem ter em mente que precisam e devem ser valorizada pelo que você estuda por isso. Já imaginou alguém que dança ballet durantes uns 8 anos, ser parada na rua e receber esta pergunta : " __Hey, você é danaçarina de Ballet né ? ... seria estranho não ? 
Da mesma forma acontece com agente. è questão de reeducar a sociedade para que se acostume com o termo.
Pouco adianta se 6 meninas digam que são Bailarinas em um canto, se ainda tem 4 que  ainda dizem ser dançarinas, e piooor ;  aceitam/e até gostam de serem chamadas de odaliscas, como já vi muito por ai!  Eca!! que falta de respeito, odalisca é coisa de filmes, mulheres desejadas porque usam a dança com outros fins que não artisticos.

È Isso ai, espero que tenham gostado do post, e que concordem , ou não rs seja livre para comentar e deixar suas opniões.

Maira Helatczuk

5 comentários:

Mayara Garcia disse...

Maira..lindona...amei seu post. Concordo plenamente contigo. Vejo por mim mesma, fiz ballet, dança do ventre e sapatiado, durante 6 ou 8 anos e nao foi de graça e nem do nada, tem um estudo, uma preparação, empenho, gastos e tudo mais, e essa questao de se chamar de dançarina é o que sempre aprendi na academia em que fazia. Ameiii ameii o blog e o postt

Cassiana Lunes disse...

Ameeei o blog, mesmo estando bem no incio , começou abordando um ótimo assunto|! Parabéns mesmo, continue a mante este estilo que estou sempre seguindo rsrsrs bjão linda.

Nina Belly Dance disse...

Aprovado!

// Maira Panas "" disse...

Ola Meninas passando para agradeçer os comentarios e as opniões de vcs!
Mayara vc deveria voltar a dançar!Nao devia te parado a dança é sua cara menina :-D

beeijO a todas

Nathasha Said disse...

Adorei o texto Maira!!!é bem essa a realidade!