segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Bailarinas do ventre, e estilos ....

Esta semana uma aluna chegou em mim e perguntou que estilo de dança eu seguia. Briquei: "todos, e nenhum".
Ela disse que havia assistido uns videos de umas competições russas no youtube e resolveu que o estilo dela seria este: "estilo russo". Eu ri. Pois é curioso ver que ninguém segue o estilo que conforme as originalidades, deveriam seguir. Vamos simplificar: Falamos em estilos de dança arábe, quantos ao modelos culturais á ser dançado de cada pais da arábia Saudita, assim também como egito, libano, turquia etc. Porém, também existe  quando falamos em estilo de dança, o estilo que se refere á forma individual, mais marcada de bailarinas de cada pais se dançar a mesma dança. Podemos citar os mais difundidos e conheçidos como: as Argentinas, as russas, as egipcias, as libanesas e é claro, as brasileiras. Agora vamos estudar um pouco cada um destes estilos citados. Lembrando é claro que existem "váarios" outros, porém só coloquei os mais vistos e admirados - ou não, nos ultimos tempos. Bem começamos pelas bailarinas Argentinas.

    Confesso que custei gostar das Argentinas. Achava-as um tanto exageradas na dança, e de fato são. E essa é uma de suas presenças. Mais a técnica das bailarinas Argentinas são indiscutiveis. Bem elaboradas, se preocupam bastante em "coreografar" a dança,  uma força corporal enorme e umas das melhores expressões que ja pude assidtir, possuem muita presença de palco. À muitos exemplos á citar, mais uma sem duvida alguma, que difundiu o estilo Argentino para nós foi Saida:




Agora vamos falar das Russas, aaah... as bailarinas Russas! Estão conquistando espaço imenso no mundo inteiro. È dificil achar alguém que não admire estas bailarinas. Como sabemos os Russos são conhecidos como o Pais dos campeões. São os melhores na Patinação no gelo, melhores nas acrobacias, melhores no Ballet Classic, e provavelmente são UMAS das melhores Belly Dancer do mundo. Sâo criativas, lindas, com passos de quadril bem marcados, são elegantes em cena, e gostam de ousar em movimentos. Esta não é a minha preferida do topo da lista, mais estava mais facil como exemplo:

Lilia Gimatdinova


Falando um pouco do Egito. Pais polêmico. Gosta e não gosta. Aprova e desaprova. O contraste de uma civilização que 80% ainda são adeptos de velhos hábitos em se vestir, é ao mesmo tempo um dos paises que mais ousa no figurino. Fendas laterais enormes, roupas justíssimas, decotes pra lá de exagerados e salto alto. Dançar sem salto alto no Egito , não é dançar. Voc\ê precisa estar deslumbrante , como eles gostam. Até admitem a saia curta como virou moda, mais o salto é insubstituível á bailarina egipcia. E eles possuem o tal de :"Eu entendo a musica, eu sinto".. algo que nenhuma outra bailarina do mundo será capaz de possuir tão perfeitamente como elas. Porém sua dança é simples,, e tem um "Vicio" de cantarolar a musica as vezes do inicio ao fim, como se dublassem o personagem da letra.
Randa Kamel é bastante conhecida e admirada:






E As libanesas? Bom sua energia ao dançar é sem duvida, uma das melhores. Possuem muita vida no quadril. Não utilizam também uma técnica muito apurada, mais não esperem uma dança tranquila, e delicada. Ao contrario, para ás libanesas, delicadeza é algo muito dificil de se conseguir ver em uma apresentação. Elas difundiram o uso do véu mais agressivo no mundo todo. Pois até ai , acreditem; eramos ensinadas que o véu da bailarina era sua alma em mãos, então jamais poderia se dançar com o véu com passos fortes, pois era ma agressão á nossa alma. E Graças as libanesas e algumas de suas "Birutisses" dentro da dança, mudamos este quadro.




 Amani é uma das mais visitadas:



E è claro que para fechar com chave de ouro , falo das Brasileiras. Consideradas as mais sensuais e do quadril mais invejado mundialmente. Sabiam que há mais contratos que procuram Bailarinas do ventre Brasileiras do que qualquer outra?

Nossas bailarinas chamam atenção mesmo que não dançem tão bem. Apenas por aquele "Olha-me" que naturalmente possuem ao dançar.  Somos conhecidas também, como as melhores bailarinas de improviso.  Paises como EUA e Turkia gostam mais de perfomaces coreografadas. Além disso, parece que Brasileiros já não bastam em nossas raças, também adoram fusões na dança.
    Fica até injusto ter de citar uma bailarina preferida, pois sao inumeras. Mais já que estamos falando de sensualidade e quadril, vou usar como exemplo a Bailarina "Naturalisssima", Juliana Marconato:
  




Bom, teriam outras favoritas e conhecidas á se falar como a Americana Jilina, responsavel por profissionalizar a dança do Ventre no mundo todo. A Turka e polêmica ( e linda)... Didem. E Até mesmo a dança do ventre nos paises como Japão e Grecia. Mais o meu intuito era apenas mostrar as inumeras opções de estilos proprios de seus paises, usando a mesma dança. Não esqueçam que sua marca dentro da dança não será visada pelo estilo que você "tenta"  seguir, e sim por tua personalidade e detalhes particulares que você coloca em sua perfomace no palco. Afinal minhas queridas, a dança não possui casa, cidade nem região, a dança possui alma.





Um beijo



Maira Panas









Um comentário:

Monica Gulin disse...

Amooooooooooooooooo do fundo do coração Saida
Juliana é maravilhosaaaaa, quadril de dar inveja mesmo


Uhuul é nois Brasileiras kakakakaka