quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

OM KOULSOUM- Lendária, e unica!!!

Quem é que nunca ouviu falar em Om Koulsoum no mundo das musicas arábes?! Quem disser que não, ai, ai.... corre porque você esta com uma divida, e grande, no mercado do conhecimento.

Quem é seu idolo da musica? De onde ele vem?... Cada um possui uma inspiração, e para nós, bailarinas do ventre, sem duvida alguma a base de todas as outras inpirações posteriores é ela: Om Koulsoum, e importada para todo canto do mundo diretamente do Egito.
        Não desmerecendo outros grande e talentosos cantores da musica Arábe, mais Koulsoun é uma verdadeira reliquia no oriente médio, e para  resto do mundo.O Charmoso Daniel lançou uma musica que fez sucesso durante 8 anos? E Michael Jackson, inventou um modo de dançar conteporaneo e suas musicas revolucionaram o pop por mais de 15 anos?  Ual... Mais qual seria o segredo de uma mulher, cujo as canções continuam inexplicavelmente no topo das musicas arábes? Canções que ganham nossos corações ainda hoje, mesmo após 30 anos de sua morte?! è uma grande responsabilidade não...

Não?..não! Não para ela. Aliais isso era muito facil para Om koulsoum, pois ela não ganhava por uma beleza exuberante, nem por modos efeito "á Layd gaga".... muito pelo contrario, ela já era doente, usava óculos escuros para proteger as vistas, e jamais cantava sem que estivesse segurando ás mãos, teu lençinho de musseline. Mais encantava por uma voz unica, que escoava e atingia a todos da plateia, voz de amor e pranto, grave e quente. ATé hoje se é possivel chorar ao ouvir, ou dançar uma musica dela.


                         http://www.youtube.com/watch?v=Go-3AN-m2gI
                                                  Aqui uma reliquia de 1966, cantando   Al Atlal
E como dançar! Suas musicas não foram composta excepcionalmente para bailarinas de altissimo nivel técnico, mais para aquelas que possuem sentimentos á flor da pele. È preciso entender suas letras, e saber sentir próximo ao que ela sentia ao escrevê-las! Dificilmente se verá alguém dançando uma de suas musicas, com arabesques duplicados, com giros mortais e contorcionismo ¬¬'...  é nescessario bem menos, e bem mais do que isso.

        Nascida em 1904, veio a falecer em fevereiro de 1975, de hemorragia cerebral.  
Milhares de pessoas que a cultuavam como uma verdadeira rainha da musica, fizeram questão de levar teu caixão á mesquita. Até hoje, corre boatos que inumeras pessoas desconhecidas de parentesco ou amizade da cantora, choraram aos pés do caixão pela perca de um verdadeiro acolhedor de emoções. 

Sem duvida alguma, a sua canção que a levou ao auge e até hoje é um de seus maiores sucesso ( e que por sinal eu amooo...).. é  Enta Omri- " Você é Minha vida". On Koulsoum, ganhou até mesmo uma esfinge com moedas de ouro em um museu á sua homenagem.

http://www.youtube.com/watch?v=S5e7Fg46XOA&feature=related
                  Enta Omri - Musica numero um dos gosto de Jorge Sabongi, de muitos outros né?


Muitas já ouviram musicas dela espalhada por ai, mais não apreciam ou não gostam do ritmo. Ou nem mesmo sabiam de quem era a musica. Isso porque não compreendem os argumentos de suas canções e suas importancias.

Mais vou ficar aqui dizendo o porque você deve gostar de On Koulsoum ?
Hà- nem na "bala" meus caros. On Koulsoum, não se discute... gostando ou não, á diva se respeita! ;-)




 Um beijO


Maira  Panas 

2 comentários:

Jana Bentinho disse...

Nem sei se vc retorna visitas mas vim aqui deixar um recadinho!Tava procurando uma das roupas da jade na internet e achei teu blog falando da novela..=D
Vc eh de que cidade?!Dah aulas?!
Eu faco danca a 5 anos!Lindo teu blog!
Bjoca!

Jana do Rafa!

// Maira Panas "" disse...

Ola Janaina, netorno sim, claro. Aliais lindo seu blog também, bem estilo cinderela esperando o casamento *,*
SOu longe, acredite, uma cidadezinha chamada Juina no interior de MT. Mais só por este ano ;-)
Tenho uma escolinha de dança, me adicc no orkut e vc acompanahará as fotos; procura por MAIRA HELATCZUK é sem erro rs.
Que bom, uma advogada e bailarina. Adoroo diversidades...
obrigada pela visita , volte sempre.

beeijO